Faça parte


O Instituto de Ciências Penais (ICP) é uma instituição plural, que congrega profissionais que militam nas ciências penais. Advogados, magistrados, membros do Ministério Público, delegados de polícia, professores, defensores públicos e estudantes fazem parte do Instituto.

Nos últimos anos, o ICP esteve à frente (como realizador ou apoiador) de diversos eventos presenciais e digitais. Dentre eles, destaca-se a realização do Congresso Bienal, consolidado como um dos principais conclaves brasileiros de discussão científica das ciências penais, com a presença de renomados profissionais (nacionais e internacionais).

Para a próxima edição, prevista para 2022, pretende-se a realização de um evento pujante, com a valorização dos profissionais associados ao Instituto. A participação dos associados será estimulada e destacada na programação com a possibilidade da apresentação de trabalhos e casos de sucesso nas diversas áreas.

O Instituto de Ciências Penais também produz o boletim Ciências Criminais com matérias jornalísticas e institucionais sobre a atuação do ICP, artigos dos associados, entrevistas e editorias fixas que versam sobre assuntos acadêmicos, cultura, análise de súmulas, sinopse de livros entre outras.
Neste ano de 2021, o boletim Ciências Criminais apresenta – na edição 8ª – a republicação dos artigos redigidos na primeira edição da publicação (2000). Oportunidade para que os novos associados conheçam a história do Instituto e os valores garantistas que norteiam as ações ao longo da trajetória. O conteúdo também apresenta o olhar atual sobre os importantes temas abordados na edição de fundação. O trabalho dos associados, diretores, conselheiros, membros das comissões e integrantes do programa Escritório Apoiador é valorizado na editoria “Notas”.

A Revista Científica do ICP continua com a divulgação de artigos inéditos que prezam pela qualidade científica, verificado por renomado Conselho Editorial formado por expoentes do penalismo contemporâneo.

A participação de profissionais em início de carreira é – permanentemente – estimulada no ICP. A comissão ICP Jovem está à frente de importantes projetos como a Competição Brasileira de Direito e Processo Penal. A segunda edição do prêmio já mobiliza graduandos de todo o Brasil. O edital de participação está publicado no sítio eletrônico.

Há de se consignar, ainda, a promoção de cursos de formação aos associados, acompanhamento crítico de proposta legislativas, audiências públicas e atuação como amicus curiae em questões de interesse das ciências penais, além da realização de parcerias com instituições acadêmicas de outros estados e do exterior, iniciativas que sempre contarão com benefícios especiais aos associados.

Associe-se ao ICP e faça parte do grupo de profissionais que atua e trabalha diretamente com as ciências penais. Participar do Instituto de Ciências Penais é uma excelente forma de manter-se atualizado, fazer networking e interagir, não só como espectador, mas também como protagonista, com os importantes atores da comunidade jurídica penal.

Investimento anual: R$320,00 à vista; R$360,00 (divido em doze vezes). Profissionais com até cinco anos de formado participam do ICP Jovem, com desconto de 50%.

Saiba com associar: Clique Aqui

Belo Horizonte | Minas Gerais

(31) 97174-1956