30/11/2020

Associado ICP concede entrevista ao Hoje em Dia

O advogado Tiago Resende, do escritório apoiador Resende Ribeiro & Reis, concedeu entrevista ao jornal Hoje em Dia, por meio de indicação da assessoria de imprensa do Instituto de Ciências Penais.

A matéria, que suscitou explicação do especialista do ICP, carecia de informação técnica sobre a diferença entre racismo e injúria racial. O periódico citou o membro do Instituto em duas oportunidades:

Especialista em Direito Criminal, o advogado Tiago Resende explica que o racismo, conforme a lei 7.716, prevê conduta discriminatória ao impedir qualquer pessoa de acessar um local por causa da cor da pele dela. “Atinge mais a coletividade do que um alguém específico”.

Já a injúria racial, que está no artigo 140 do Código Penal, atinge a honra da vítima. “São palavras e gestos depreciativos que ofendem. É quando alguém chama o outro de ‘macaco’, por exemplo”, frisa Resende.

Leia conteúdo completo em: https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/racismo-escancarado-crimes-de-preconceito-triplicam-em-bh-mas-ainda-podem-estar-subnotificados-1.814022

Belo Horizonte | Minas Gerais

(31) 97174-1956