13/11/2019

Minicurso Vigiar e Punir debate sobre o conceito de poder disciplinar

Dois dias de evento foram marcados pelo estudo inspirado no livro Vigiar e Punir, obra prima de Michel Foucault, o autor com mais influência na área das ciências humanas da segunda metade do século XX. O minicurso foi ministrado pelo professor Clécio Lemos, na sede do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Atraiu muitos estudantes de direito e profissionais interessados em aprofundar os conhecimentos sobre a temática abordada.

O ministrante possui doutorado pela PUC Rio e é pós-doutorado pela Columbia University, considerando uma vasta experiência nos estudos relacionados a abordagem proposta pelo curso, que apresentou e debateu sobre a complexa obra de caráter singular, colocando em foco um estudo mais didático, sistematizado e contextual.

Clécio acredita que Foucault apresenta o principal conceito de poder disciplinar, mostrando que estava por mover o processo que culminou no internamento em locais de residência e trabalho onde pessoas em semelhante situação, separados do convívio em sociedade em um considerável período de tempo, levam uma vida administrada formalmente por terceiros.

Para muitos estudiosos, o livro que inspira o curso é visto como um auge do autor e seu método genealógico característico, uma lente para abarcar a os tempos modernos.

Belo Horizonte | Minas Gerais

(31) 97174-1956