As homenagens aos 20 anos do Instituto de Ciências Penais foram além dos limites geográficos do estado de Minas Gerais.
Em uma sessão no Senado Federal, um dia após o ICP receber uma honraria na Assembleia Legislativa, o integrante do projeto Escritório Apoiador do ICP e senador, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), proferiu palavras dedicadas à entidade aniversariante.
O parlamentar disse que fazia questão de formalizar uma homenagem ao Instituto que promove debates jurídicos e que colabora tanto para o crescimento da área. Disse ainda que o direito penal é uma ciência que precisa ser debatida com seriedade, assim como o ICP fez ao longo dos 20 anos de caminhada, e, não discutido de acordo com clamor público do momento.
A intranet da Policia Civil de Minas Gerais destacou a participação da instituição, por meio dos representantes, na solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Vários profissionais reconhecidos na PCMG são associados ao Instituto de Ciências Penais, como o delegado-geral Bruno Tasca Cabral, que ressalta a importância dos Delegados de Polícia estarem por dentro dos estudos da área do direito penal.