Instituto de Ciências Penais completa 20 anos de fundação em 29 de novembro
A noite de 4 de novembro de 2019 ficou marcada na história do Instituto de Ciências Penais (ICP). A Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageou o Instituto em sessão solene, realizada no Plenário.
Várias autoridades foram convidadas a compor a mesa diretora, no órgão deliberativo máximo do Poder Legislativo no estado. A Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ficou a cargo da execução do hino nacional e de músicas que foram contempladas pelos convidados presentes.
O deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB), responsável pelo requerimento para a homenagem, abriu a solenidade com discurso de celebração ao ICP. Adjetivou o Instituto de Ciências Penais como uma renomada comunidade jurídica que agrega importantes contribuições através de cursos, obras cientificas, congressos e competições, com um olhar humanizado para a realidade atual.
Luiz Humberto Carneiro ainda parabenizou Gustavo Henrique de Souza e Silva, presidente do ICP, pela gestão exemplar e dedicação à entidade que colabora com o avanço da área jurídica e penal. Salientou ainda, que o dirigente é um jovem com indiscutível competência.
Logo em seguida uma placa em comemoração aos 20 anos do Instituto de Ciências Penais foi entregue pelos deputados Luiz Humberto Carneiro PSDB e Dalmo Ribeiro da Silva (PSBD), ao presidente da instituição, que recebeu a honraria com sorriso largo no rosto.
Gustavo Henrique de Souza e Silva também discursou, relembrou os renomados profissionais que estiveram na presidência do ICP durante essas duas décadas. Afirmou categoricamente que a entidade sempre respeitou o estado democrático de direito e que a missão ousada de estudar, pesquisar e desenvolver, foi acatada com êxito pelos encarregados a cumpri-la.
Gustavo fez uma reflexão sobre os caminhos trilhados até então e disse ser impossível não perceber a evolução da área nestes anos. Terminou agradecendo aos associados e pessoas com dedicação diária que mantem viva a tradição de excelência.
A solenidade também homenageou a presidente do ICP (gestão 2004 a 2006) e desembargadora Jane Ribeiro da Silva, que faleceu em outubro deste ano. Profissional que engrandeceu a magistratura mineira. Todos no plenário fizeram um minuto de silêncio.
O deputado estadual Delmo Ribeiro da Silva (PSDB) finalizou a homenagem reconhecendo a importância do Instituto de Ciências Penais, que representa o aprimoramento dos estudos dos direitos da pessoa humana e aprofundamento do direito e processo penal, além de contribuir para a inclusão social, difundir novas expectativas e diminuir a prática de crimes e infrações na sociedade.