03/03/2021

ICP lança plataforma de eventos

O Instituto de Ciências Penais lança a “Plataforma ICP”. O novo canal de conteúdo do Instituto tem como objetivo promover e fomentar o estudo, tornando possível a realização de eventos e cursos online.

A estreia dessa ferramenta acontece na I Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, realizada de 5 a 6 de março, possibilitando que adjudicadores e participantes tenham acesso aos painéis, documentos e interajam com membros de outras equipes. Para a utilização da plataforma no evento, todos os competidores deverão, obrigatoriamente, realizar o cadastramento em: http://plataforma.icp.org.br/.

Plataforma na competição

Para que os alunos acessem os painéis a que foram designados, basta encontrá-lo na lista (por data, horário e nome/número de equipe) e selecionar a opção "participar".

A plataforma também conta com uma sala "Auditório", que poderá ser utilizada para a realização de entrevistas e bate-papos com os participantes.

As cerimônias de abertura e encerramento, bem como trechos das rodadas orais da Competição serão transmitidas ao vivo pelo canal do Instituto de Ciências Penais no YouTube (https://www.youtube.com/institutodecienciaspenais).

Fase oral

Das 52 equipes inscritas, 30 foram aprovadas na fase escrita e estão classificadas para a próxima etapa. A Competição é organizada pela comissão ICP Jovem e objetiva estimular o estudo aprofundado e as discussões relevantes a partir de casos práticos. A disputa consiste na simulação dos papéis da acusação e da defesa em um processo criminal, em face de um caso hipotético elaborado pela Comissão Organizadora.

Na etapa escrita, os alunos elaboraram memoriais que simulam uma peça processual e, na fase oral, simulam uma sustentação oral perante um tribunal. Nessa sustentação, os alunos serão avaliados por um corpo de julgadores, composto por professores e profissionais da área, que, fazendo as vezes dos membros da Turma Julgadora, selecionarão os melhores discursos para que, ao final, seja escolhida a equipe campeã.

O caso de estudo para a fase oral foi lançado em 7 de maio de 2020, podendo ser acessado pelo site http://icp.org.br/jovem/Com/8. De acordo com o vice-presidente da comissão, Felipe Augusto, “o ICP trabalha para inserir os jovens nos ambientes que envolvem as ciências penais, desenvolvendo projetos que possam unir o viés acadêmico e profissional, estimulando o estudo, o crescimento, a atualização e a qualificação”, pontua.


Mais de 400 alunos de graduação, representando instituições superiores de 11 estados brasileiros (todas regiões do país foram representadas), formaram as 52 equipes inscritas para a Competição.

A I Competição Brasileira de Direito e Processo Penal do ICP é realizada com o apoio do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEPMG) e da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).

Belo Horizonte | Minas Gerais

(31) 97174-1956