O Instituto de Ciências Penais (ICP) promoveu seu primeiro Concurso de Monografias, um evento que celebrou o conhecimento e a produção científica na área das ciências penais. O concurso contou com a participação de trabalhos provenientes de universidades de 9 estados do país.
Ao todo, foram submetidos 53 trabalhos que passaram por avaliação, onde os melhores projetos foram selecionados e três deles chegaram à fase final do concurso, que resultou com a premiação durante um emocionante evento.
Durante a cerimônia de premiação, o Desembargador Alexandre de Carvalho e o Professor Mauricio Campos prestaram homenagem ao Professor Guilherme José Ferreira da Silva, nome que intitula o prêmio.
Em breve, os trabalhos vencedores serão publicados no site www.icp.org.br
A seguir, conheça os vencedores do 1º Concurso de Monografias do ICP:
1º Lugar
Nome: Ana Paula Cardoso Leal
Universidade: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: "A responsabilidade penal do médico pela suspensão da nutrição e hidratação artificiais do paciente em estado vegetativo persistente."
2º Lugar
Nome: Davi Pimenta de Figueiredo Maia
Universidade: PUC Minas
Título: "O método lógico indutivo em investigações preliminares ao processo penal como propulsionador de vieses implícitos."
3º Lugar
Nome: Ana Carolina Azevedo e Castro
Universidade: Universidade Federal Fluminense
Título: "Maternidade no cárcere e processo penal: garantia dos direitos fundamentais e concessão da prisão domiciliar às mulheres mães e gestantes presas preventivamente no Brasil."