20/04/2018

ICP Jovem estimula o crescimento profissional

Fundado na gestão do atual presidente do Instituto de Ciências Penais (ICP), Alexandre Carvalho, o ICP Jovem foi concebido com o intuito de promover a integração de estudantes e profissionais que estão iniciando a carreira jurídica com renomados profissionais da área criminal. A iniciativa propicia o diálogo entre os acadêmicos e os recém-formados com importantes especialistas em ciências penais como: membros do Ministério Público, magistrados, advogados e delegados de polícia.
Para promover a interação, os membros do ICP Jovem promovem e participam de encontros, pesquisas supervisionadas e escrevem artigos para os canais de comunicação do Instituto. Em menos de um ano de criação, o ICP Jovem realizou atividades como o Seminário de Direito Penal na Faculdade de Direito Milton Campos. O evento contou com a participação de gabaritados profissionais da área penal. Os integrantes do ICP Jovem já programam mais dois novos seminários sobre os temas atuais do processo penal.
De acordo com o presidente do ICP Jovem, Renato Dilly, o direito penal é muito dinâmico, e uma forma de o advogado estar sempre atualizado é a partir de eventos, palestras e pesquisas propiciadas pelo Instituto. Para ele, o interesse da sociedade no assunto não deve quebrar a racionalidade punitiva. No entendimento do presidente do ICP Jovem, “condutas desviantes devem ser punidas. Mas o Estado Democrático de Direito, os princípios e as garantias fundamentais devem ser preservadas. Não é porque parte da população vê essa necessidade de punição que ela deve ocorrer de forma a quebrar a racionalidade punitiva”, destaca Renato Dilly.


Como participar


Para fazer parte do ICP Jovem, os interessados (graduados, pós-graduados e estudantes) devem ter, no máximo, cinco anos de formados. As inscrições são realizadas no sítio eletrônico do ICP, basta selecionar a opção ICP Jovem. O inscrito é adicionado automaticamente ao grupo de whatsapp, onde são combinados os eventos, estudos e ações do Instituto.

Belo Horizonte | Minas Gerais

(31)97174-1956