20/04/2018

Planejamento de carreira

Após a aprovação no Exame de Ordem muitos advogados se vêem diante da pergunta: “E agora, o que fazer?”. Grande parte dos profissionais recém-formados não sabe que caminho seguir.
A começar pelos concursos públicos: a máxima de estudar bastante para, um dia, conseguir passar em um concurso pode não trazer resultados caso o estudo seja feito sem planejamento.
Uma alternativa bastante viável nos dias atuais são os coachings. Eles auxiliam os “concurseiros” a planejar os estudos, matéria por matéria, de acordo com o tempo que o estudante possui para este fim.
Em outro norte temos a iniciativa privada, que no caso do ramo jurídico, é a advocacia. Aqui, certamente, o planejamento é essencial para que o profissional obtenha sucesso. Não basta apenas ser técnico. Quantos brilhantes advogados brasileiros não alcançaram sucesso como mereciam/deveriam?
Não é simplesmente formar, passar no exame da OAB, abrir uma sala com telefone e constituir a pessoa jurídica. De que forma os clientes chegarão até o escritório?
Uma dica é: comece em um escritório consagrado para que você desenvolva todas as habilidades de um advogado de sucesso. Aprenda sobre estratégias processuais, como fazer uma reunião, como fechar um contrato, como precificar o trabalho, como trabalhar sob pressão, como atingir clientes que você deseja trabalhar, entre outras. Além disso, é necessário juntar dinheiro para, posteriormente, investir no seu próprio negócio.
É verdade que algumas pessoas saem na frente, em especial àquelas que já possuem familiares no ramo jurídico. Mas a grande maioria começa do nada; e os que têm sucesso, com absoluta certeza, se planejaram para conquistá-lo. Seja qual for o caminho profissional que escolher para conquistar mercado, é necessário muito, muito planejamento.

Guilherme Victor
de Carvalho

Belo Horizonte | Minas Gerais

(31)97174-1956