17/11/2021

Equipe da USP é a vencedora da II Competição Brasileira de Direito e Processo Penal

O último final de semana marcou a final da II Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, do ICP. A fase oral, que ocorreu em formato virtual, concedeu à equipe 24, da USP, o título de campeã. A equipe foi composta pelos alunos: Fabrício Alves de Lacerda, Alexandra Brigante, Arthur Telles, Beatriz Burlamaqui, Débora Stefani, Luiz Henrique Vila Nova, Natalia Ferron e Rodrigo Portella e orientada pelos Professores Ana Elisa Bechara, Marta Saad e Luciano Anderson.


Para a equipe vencedora, participar da II CBDPP foi uma oportunidade única e paradigmática. “Poder discutir temas atuais e tão relevantes de direito e processo penal ainda na graduação, em um intenso processo de aprendizado e em contato com alunos e professores excelentes, nos permitiu acessar o melhor do ambiente acadêmico. Gostaríamos de agradecer à organização do ICP jovem, aos adjudicadores de nossos painéis, aos demais competidores pela oportunidade e a todos e todas que nos acompanharam nessa trajetória tão importante para nós”, conclui a equipe.


Participaram da avaliação do painel da final Juarez Tavarez, Néfi Cordeiro e Carla Silene. Antônio Sérgio Moraes Pitombo esteve presente, mas não participou da avaliação.


Nesta edição, o caso tratou da ocorrência dos crimes de corrupção, tráfico de influência e advocacia administrativa, apurados em uma contratação, pelo poder público, de recursos a serem utilizados no combate à Covid-19.


Segundo a Comissão Jovem do ICP, a maior dificuldade foi ter que realizar o evento de forma online novamente. “Com a criação da plataforma do ICP, conseguimos realizar o evento da melhor forma possível. O poder de transformação dos alunos que participam, é algo incrível. O nível da II Competição foi altíssimo. Recebemos muitos feedbacks positivos. A partir desses depoimentos que nós ganhamos mais força e mais vontade para continuarmos fazendo.”


Foram mais 397 inscrições, entre alunos das instituições de ensino e seus respectivos orientadores. As instituições estão espalhadas em 12 estados, como: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraíba e Ceará.


A Competição é uma iniciativa da Comissão Jovem do ICP e contou com o apoio do IBMEC, da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEPMG), da OAB Nacional (CFOAB) e da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).


Assista a final em: https://www.youtube.com/watch?v=oZnTxY_QIfE


Além da equipe campeã, também foram premiadas:
Vice-campeã: equipe 20 (UFPE)
Melhor memorial da Recorrente: equipe 32 (UFMG)
Melhor memorial da Recorrida: equipe 15 (UFPR)
Melhor oratória: Waldívia Adriely Felipe dos Reis (Equipe 30 - Centro Universitário Newton Paiva)

Belo Horizonte | Minas Gerais

(31) 97174-1956

fale@icp.org.br